7 grandes rivalidades no futebol

A rivalidade entre duas de futebol é algo de excecional neste desporto. Ninguém ousa fazer apostas nestes jogos, uma vez que, por norma, não há vencedores antecipados. Contudo, algumas rivalidades ultrapassam o desporto e vão muito além da paixão pelos clubes em causa, muitas vezes chega (infelizmente) à violência dentro e fora de campo. Conheça 7 grandes rivalidades no futebol que nasceram não só devido ao desporto em si mas também devido a fatores políticos, sociais e/ou económicos.

1. Real Madrid VS Barcelona

Conhecida como “El Clásico”, é a maior e mais conhecida rivalidade de Espanha. Esta rivalidade transcende o desporto para motivações de ordem política e social visto que o Real Madrid é considerado o representante da realeza e da ditadura do General Franco e o Barcelona o clube da cultura e símbolo da independência da ditadura. O General Franco era obcecado pelo Real Madrid e durante a Guerra Civil de Espanha foram várias as perseguições ao Barcelona que culminaram inclusive com o assassinato de dirigentes do clube catalão. As equipas já se defrontaram em mais de 230 ocasiões e na época de 1942/43, o Real Madrid venceu o Barcelona por 11-1. Por outro lado, em 2009/10, o Barcelona venceu o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, por 6-2.

2. Boca Juniors VS River Plate

O duelo entre estas duas equipas é designado como o Superclássico do futebol argentino. As equipas eram do mesmo bairro e lutavam para ser o melhor representante do bairro La Boca, um bairro humilde. Porém, o River Plate acabou por se mudar na década de 20 para Belgrano, uma zona nobre de Buenos Aires. Esta mudança acentuou ainda mais a rivalidade passando a ser um confronto entre o povo (Boca Juniors) e os mais privilegiados (River). As equipas defrontaram-se em mais de 230 jogos, destacando-se as duas maiores goleadas: uma para o River por 5-1 em 1941 e outra para o Boca por 5-0 em 2015.

3. Lazio vs. Roma

O “Derby della Capitale” é o dérbi disputado pelas duas principais equipas de Roma, Itália. Na década de 20 os dois clubes pretendiam formar um só clube em Roma, mas Mussolini, fervoroso adepto da Lazio, não o permitiu passando os nacionalistas a torcer pela Lazio e os socialistas a torcer pela Roma. A rivalidade chega a pontos extremos chegando a acontecer episódios onde adeptos dos clubes compravam bilhetes para os jogos dos rivais e rasgavam-nos só para diminuir a falange de apoio no estádio de um e de outro clube. As equipas defrontaram-se em mais de 175 jogos e os resultados mais volumosos entre os dois clubes são: uma vitória da Roma em 1933 por 5-0 e uma vitória da Lazio por 4-1 em 1998.

4. Celtic vs. Glasgow Rangers

Este clássico é conhecido como o “Old Firm” e coloca em confronto as duas equipas de Glasgow, Escócia. É um clássico que decorre já desde o século XIX e a sua origem transcende para a religião. De um lado está o representante católico, o Celtic, e do outro o representante protestante, o Rangers. Apesar desta maioria, o Celtic não se negava a receber jogadores de outras religiões ao contrário do Rangers. As equipas defrontaram-se em mais de 550 jogos e o Rangers tem vantagem.

5. Fenerbahce vs. Galatasaray

Conhecido como o “Dérbi Intercontinental” é o grande dérbi da cidade de Istambul, na Turquia. O que começou com uma rivalidade saudável acabou por ser destruído num jogo amigável em 1934. Nesse jogo, o desejo de ganhar dos dois clubes era tão grande que o jogo foi interrompido inúmeras vezes por causas das sucessivas faltas duras dos jogadores. O ambiente tenso no campo passou para as bancadas e tudo terminou numa enorme batalha campal. A rivalidade entre os dois clubes passa também para o campo social e cultural com o Galatasaray a ser visto como o clube da classe alta e o Fenerbahce como o clube do povo. As equipas já disputaram mais de 380 jogos e os dois jogos que tiveram mais golos terminaram com empates a 4 bolas.

6. Olympiakos vs. Panathinaikos

É conhecido como o “Dérbi dos adversários eternos” e coloca em confronto duas das grandes equipas de Atenas, na Grécia. Tal como outros dérbis mundiais, este confronto também tem origens de natureza social, cultural e regional sendo o Olympiakos o representante da classe trabalhadora e o Panathinaikos um clube com mais ligações à elite de Atenas. No confronto entre as duas equipas, o destaque vai para as três grandes goleadas do Olympiakos: duas por 6-1 sendo que uma delas foi conquistada fora de casa e uma por 8-2.

7. Benfica vs. Sporting

O grande dérbi do futebol português e da cidade de Lisboa é conhecido de várias formas: “Dérbi dos Dérbis”, “Clássico dos Clássicos” ou até mesmo “Dérbi Eterno”. A rivalidade começou no início do século XX mais concretamente em 1907 quando oito jogadores do Benfica se mudaram para o Sporting. A origem dos clubes remete também para questões de ordem social com o Benfica a estar ligado às classes média e baixa e o Sporting a representar a elite de Lisboa. As equipas defrontaram-se em cerca de 300 jogos e destaca-se a vitória do Sporting por 7-1 em 1986, uma vitória do Benfica por 7-2 em 1946 e uma vitória do Benfica em Alvalade por 6-3 num ano em que dois jogadores trocaram o Benfica pelo Sporting, naquele que ficou conhecido como o verão quente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: