10 dicas para escolher uma boa escola de futebol

O sonho de qualquer criança que gosta de futebol é um dia se tornar jogador profissional. Impulsionados por este desejo, muitos pais matriculam seus filhos em escolinhas de futebol. Primeiramente como uma forma de lazer e para evitar que os menores sigam o caminho do sedentarismo, mas também pela vontade de ver seu descendente aperfeiçoando as suas habilidades futebolísticas. Existem inúmeras academias para aprender a jogar futebol, porém é bom observar alguns detalhes para que a vontade dos pequenos não se torne algo frustrante para o resto da vida deles:

1. Localização e transporte

O primeiro ponto a considerar passa por procurar uma escolinha conceituada e que seja próxima de casa para que o seu filho se consiga deslocar com tranquilidade. Se o lugar for mais afastado da sua residência, o ideal é que algum familiar fique responsável por levar e trazer a criança ou contrate um transporte pago para que o menor sempre esteja acompanhado de um adulto.

2. Infraestrutura

Comece por observar a estrutura física do estabelecimento. Verifique se existem vestiários adaptados à idade da criança, se as quadras são cobertas para evitar a exposição exagerada ao sol e à chuva e se há um bar no local para fazer refeições. O lugar precisa ser limpo e seguro. Veja se o prédio passou pela fiscalização do corpo de bombeiros e se há o alvará de funcionamento, dado pela Câmara para que o estabelecimento esteja aberto.

3. O campo de jogo

Depois da estrutura, é necessário que os pais analisem o campo de futebol. Verifique se o campo de jogo é conservado, se passa periodicamente por manutenção para evitar buracos que podem machucar os alunos.

4. O material

Um detalhe que às vezes pode passar despercebido pelos pais é ver se a escola disponibiliza o material básico para a prática do desporto. Saiba se a escolinha tem um uniforme adequado para jogar futebol, se a bola tem o tamanho e o peso adequado para a idade do seu filho.

5. A enfermaria

À semelhança de um grande clube de futebol profissional, como o Benfica, Porto ou o Sporting, o estabelecimento precisa ter uma enfermaria com todo o material para primeiros socorros e alguém capacitado para atender as crianças. Por se tratar de um desporto de choque, a oportunidade de alguém se magoar existe, por isso, é necessário que haja uma estrutura mínima para este primeiro atendimento médico.

6. O professor

Toda a escolinha deve ter um responsável técnico, ou seja, um profissional formado em educação física que entenda o limite físico de uma criança. Converse com ele e com outros pais para saber quais são os métodos de ensino e os valores de vida passados pela escola.

7. A equipa de apoio

Além do professor é necessário que haja uma equipa preparada para lidar com crianças. Veja se há outros orientadores para auxiliar os trabalhos, se estas pessoas são qualificadas e têm requisitos básicos para trabalhar com este público, como paciência, extroversão e animo.

8. A didática

Apesar de ser um local onde a criança esteja a aprender um desporto, isso não pode ser levado como uma futura profissão. Mais importante do que ensinar a tática do jogo e aperfeiçoar as habilidades, o professor tem o dever de passar outros ensinamentos, como o respeito pelos colegas e a disciplina, enfim, fazer que a criança socialize e cresça como ser humano.

9. A mensalidade

Como em qualquer serviço é bom observar o preço das mensalidades para não se arrepender depois. Saiba que o dinheiro que está investindo no seu filho está a valer a pena. Acompanhe se realmente o que lhe foi passado está a ser cumprido, que seu filho esteja satisfeito com os serviços oferecidos pela escolinha. É bom fazer esta avaliação depois de alguns meses para não deitar o seu dinheiro fora.

10. A segurança

Para finalizar, não se esqueça de analisar a segurança do lugar. Se existem camaras de vigilância, se há muros e grades que evitem a entrada de estranhos e, se possível, que a escolinha tenha seguranças que barrem a entrada de pessoas não autorizadas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: