As estratégias de marketing usadas para a venda de lugares anuais

Encher o estádio é o desejo de qualquer clube de futebol. Um estádio repleto de espectadores é meio caminho andado para o sucesso da equipa e garante entusiasmo desde o princípio até ao fim do jogo. A tarefa de promover a venda de lugares anuais (lugares comprados de forma antecipada pelos sócios do clube e que permitem assistir aos jogos da equipa em casa durante o presente campeonato) está a cargo da equipa de marketing de cada clube. A seguir vamos ficar a conhecer quais são as principais estratégias de marketing usadas para a venda de lugares anuais:

Definir uma percentagem significativa de redução no preço dos bilhetes

A redução no preço dos bilhetes é o benefício imediato que os sócios têm ao comprarem bilhetes anuais por isso é bom que a redução seja o mais significativa possível. Uma boa estratégia passa por reduzir os preços dos bilhetes apostando na quantidade de vendas dos mesmos. É certo que os jogos mais importantes quase sempre têm garantidamente casa cheia – principalmente no caso do Porto, Benfica e Sporting – mas há que não esquecer que ao comprar lugares anuais, o sócio está também a comprar bilhete para os jogos menos importantes aos quais provavelmente não viria assistir se não dispusesse já de bilhete comprado.

Promover uma boa política de divulgação das vantagens dos bilhetes anuais

São os sócios que vão adquirir os bilhetes anuais e convém que eles estejam bem informados das vantagens que terão ao aderir a essa compra. A mensagem publicitária tem que chegar a todos e a cada um dos sócios, quer seja utilizando revistas periódicas do clube, quer seja através de emails, mensagens por telemóvel, telefonemas ou avisos colocados em locais bem visíveis no estádio. O investimento financeiro que o clube fizer neste tipo de divulgação será compensado pela maior adesão dos sócios aos bilhetes anuais e esta técnica resulta sempre bem.

Para além dos preços reduzidos dos bilhetes…

Para além da possibilidade de efetivamente pouparem dinheiro na compra dos bilhetes, os clubes podem também disponibilizar aos sócios que adiram aos bilhetes anuais um leque diversificado de outras vantagens. Entre essa oferta podem constar promoções atraentes como brindes que podem ser assinaturas de revistas grátis, sorteios de artigos da loja do clube, publicações alusivas a futebol… enfim, tudo o que possa ser interessante e apelativo e que leve o sócio a desembolsar dinheiro que doutra forma não desembolsaria.

Relembrar ao sócio como é bom ter a certeza antecipada de estar presente nos jogos decisivos

Esta é uma estratégia infalível quando bem aplicada. Não há sócio, simpatizante e até adepto que gosta de fazer umas apostas que não considere imprescindível estar presente naqueles jogos decisivos para o andamento do campeonato e nos quais o seu clube recebe clubes adversários de grande peso. E não há também sócio nenhum que não tenha sentido na pele a tristeza de chegar ao estádio e não conseguir comprar bilhete por estarem esgotados. É tudo uma questão de fazer ver aos sócios que por mais importante que seja o jogo, o lugar deles estará lá garantido e tranquilo à sua espera desde que, claro, comprem os lugares anuais… Acabaram-se as ansiedades, as correrias de ultima hora, o stress e o nervosismo. Acenar com a promessa de tranquilidade é caminha garantido.

Apelar ao amor clubístico

Todos os sócios amam o seu clube. A paixão pelo futebol atinge a sua demonstração máxima na relação afetiva que os sócios mantêm com o clube. Exacerbar nos sócios essa paixão pelo clube, pelas suas cores, pela sua camisola e convencê-los de que comprando lugares anuais estão decididamente a ajudar o clube é uma técnica de marketing muito bem-sucedida. Se um sócio se mentalizar de que a sua presença é realmente importante e que está efetivamente a participar na vida do clube quando assiste aos jogos, então ele vai sentir-se muito mais inclinado a comprar os bilhetes anuais para poder estar sempre nas bancadas. É uma forma de dizer “presente à chamada” a que poucos conseguem resistir.

Levar à prática campanhas de angariação de novos sócios

Se são os sócios que compram lugares anuais então a estratégia passará por fazer crescer cada vez mais o número de massa associativa do clube. Foram já feitas por diferentes clubes de futebol algumas campanhas de angariação de novos sócios com muito sucesso. Normalmente as pessoas aderem a causas que as motivem e que lhes sejam queridas. Tudo é uma questão de saber encontrar as palavras certas e chegar ao coração de cada um. Um clube com muitos sócios é um clube poderoso e rico.

Elaborar vantagens para os sócios que comprem lugares anuais

Para distinguir e premiar os sócios que estejam dispostos a adquirir bilhetes anuais, os clubes elaboram vantagens de que só estes sócios poderão usufruir. Assim alguns clubes fornecem senhas virtuais a estes sócios para que tenham acesso a informação privilegiada sobre o clube através do site do clube na internet. Permitir que os sócios com bilhetes anuais recebam de forma gratuita revistas ou publicações periódicas do clube é outra estratégia que convence e agrada muito às pessoas.

Essencialmente o que os clubes de futebol fazem é utilizar estratégias de marketing para que os sócios sintam que têm uma relação privilegiada com o clube ao adquirirem bilhetes anuais, e percebam também que são tratados pelo clube de forma diferenciada dos outros sócios por isso mesmo. É uma relação em que as duas partes saem a ganhar. Para os clubes de futebol é ótimo que os estádios estejam cheios de espetadores. E para os sócios também é bom poderem adquirir bilhetes de entrada a preços mais vantajosos. Os lucros dos clubes aumentam e o lucro do espectador também. E até o próprio futebol enquanto espetáculo de multidões sai vencedor de tudo isto.

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