Vantagens e desvantagens de jogar futebol numa liga inferior

Jogar futebol numa liga inferior não é sempre uma tarefa difícil, depende muito dos planos e da “categoria” do jogador ou do clube. É certo que varia muito conforme quem está a fazer essa análise. Conheça a lista dos prós e contras de jogar em ligas inferiores de futebol

Vantagens de jogar futebol numa liga inferior

1. Os jogadores são menos assediados

Normalmente, quem joga em ligas inferiores, sofre menos com assédio dos grandes  equipas. Os jogadores que habitualmente jogam nas divisões secundárias são os chamados “prata da casa”, que são aqueles jogadores que jogam desde muito novos na referida equipa. Muitas vezes, vemos equipas que conseguem segurar os seus craques durante mais tempo para reaverem o investimento que neles foi realizado.

2. Baixo custo dos investimentos

As equipas gastam muito pouco quando se compara com o montante gasto pelas equipas que jogam nos grandes campeonatos. É preciso ter em conta que os deslocamentos são relativamente pequenos, não acontecem para fora do país, e aliado a isso a folha de pagamento é reduzida, levando-se em conta que não temos muitas estrelas a jogar nas ligas inferiores.

3. Mais equilíbrio e serenidade

Jogar em ligas inferiores traz mais sossego, não há tanto risco de espionagem por parte de algum adversário, sem contar a diminuição da tensão entre as claques.

4. Menor assédio da imprensa

Nas grandes equipas, a imprensa exerce um papel importante, mas, às vezes cega a ser constrangedor a instabilidade que provoca e isso pode prejudicar o aspeto desportivo. É por isso que há as concentrações nas vésperas de jogos  importantes.

5. Menor nível de pressão

Nas equipas maiores existe a famosa pressão em jogar apenas naquela equipa, ou seja, jogadores, comissão técnica e direção estão imersos nesse turbilhão de emoções e todos remam para o mesmo lado. Os sócios pressionam o clube por causa dos resultados, sendo suscetíveis as menores variações e queda em resultados.

Desvantagens de jogar futebol numa liga inferior

1. Menor visibilidade

As equipas pequenas têm uma menor visibilidade, pois jogam em séries e campeonatos inferiores. Assim, é uma perda de oportunidade estar em ligas inferiores; é sinal de um menor número de patrocínios e receitas menores.

2. Menor volume de recursos

As equipas pequenas possuem um menor volume de recursos, pois as fontes de renda são muito inferiores se comparadas com grandes equipas que jogam nas grandes ligas. Isso traz dificuldades para adquirirem reforços e material em geral, o que pode prejudicar os resultados.

3. Menor apoio

As equipas pequenas não contam com tanto apoio quanto as equipas maiores, tipo rendimentos de lotarias esportivas e incentivos fiscais do governo.

4. Infraestruturas fracas

Nas ligas inferiores, as infraestruturas são fracas. Tudo é considerado mais difícil por se tratar de uma estrutura menor, onde a dimensão do clube aumenta o nível de profissionalismo.

5. Falta de organização em termos de apoio

Como são equipas pequenas, há maior dificuldade na organização em termos de claques organizadas. Isso faz com que tenham pouco apoio e sócios.

E assim temos as cinco vantagens e cinco desvantagens para quem joga em ligas inferiores. Fica o sentimento de melhoria e de maiores incentivos por parte da sociedade civil e por parte dos governantes para as equipas mais pequenas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: