As principais vantagens dos treinos à porta fechada

Treino à porta fechada significa que o estádio onde a equipa se exercita e desenvolve os trabalhos está fechado, não sendo possível entrar a quem quer assistir, sejam adeptos, sócios, olheiros ou comunicação social. Esta falta de assistência é fator de grande concentração da equipa treinada, principalmente quando grandes jogos se aproximam, mas não só. Enumeremos então as principais vantagens dos treinos à porta fechada:

Maior concentração

Embora a motivação de uma equipa que treina à porta aberta seja grande com apoio dos fãs aficionados, isso pode distrair os jogadores.

Assim, os treinos de porta fechada podem ser fator de maior concentração da equipa que, desta forma, não têm terceiros, além dos treinadores, a interferir nos trabalhos.

Maior descontração

Maior descontração não significa menos trabalho. Na verdade, significa apenas menos pressão no treino. Quando há presença de pessoas nas bancadas, quaisquer que elas sejam, essa presença pode ser prejudicial, na medida em que pressiona os jogadores a uma certa ordem de trabalhos para garantir a distração dos adeptos e pode obrigar a um esforço maior do que seria esperado para tentar superar as expectativas de quem assiste.

Mais tranquilidade

Além de concentração a equipa precisa de tranquilidade, isto é, um ambiente sereno onde possa aprender, treinar e desenvolver as suas táticas. Esse cenário só é possível em treinos de porta fechada.

Saliente-se, neste âmbito, que os treinos de porta aberta são-no “para o bem e para o mal”. Assim, tanto poderá estar a assistir a este treino um adepto e sócio do clube, como um adversário mal-intencionado.

Fugir aos insultos e ao mau ambiente, ter uma atmosfera calma de trabalho só é praticável em estádio com a porta fechada.

Não mostrar o jogo

Nos treinos os jogadores não preparam apenas o físico, nem o preparam somente para se manterem em forma. Na verdade, com a ajuda do treinador e restante equipa técnica é testada a equipa que defrontará o adversário, são experimentadas táticas e desenvolvidas e apreendidas novas técnicas. São ainda dadas palavras de incentivo e motivação dos jogadores, uma vez que o seu estado psíquico é também fulcral para o seu desempenho.

A melhor forma de manter todo o “jogo” em segredo é manter a porta do treino fechada.

Menor publicidade

Como sabe, nos treinos não entram apenas fãs dos jogadores, sócios do clube, adversários ou simples turistas. Nos treinos de porta aberta entra a comunicação social, ávidos de notícias e novidades, algumas mais ponderadas e imparciais que outras.

Há jornalismo mais sensacionalista que outro, há boa e má publicidade. Determinadas notícias têm uma influência enorme na vida privada dos jogadores e na sua carreira profissional. Algo, como facilmente se percebe, de ferir também o desempenho dos jogadores nas competições.

Menos contestação

É perfeitamente possível ouvir, em treinos de porta aberta, insultos à equipa que treina e gritos de apoio à equipa adversária.

Após um mau resultado, o ambiente pode mesmo ser insuportável e completamente desestabilizador da equipa. Um treino de porta fechada, depois de certas competições, por exemplo, consegue aplacar a contestação e a fúria que chega à equipa por parte dos adeptos, não baixando a confiança que pode já ter sido atacada e não influenciando negativamente os próximos desempenhos.

Apesar das vantagens que se apontaram, cabe à direcção e equipa técnica a decisão sobre fechar o estádio em dia de treinos, tendo em conta que os treinos de porta aberta têm também vantagens, é necessário saber estar atentos às ansiedades de sócios e adeptos.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: