As principais responsabilidades do departamento de relações externas de um clube de futebol

O departamento de relações externas (na maior parte dos organigramas das SAD englobado no departamento de relações públicas) é o setor do clube diretamente responsável pelo relacionamento do clube com todos os agentes externos, desde a comunidade até aos órgãos de topo do futebol, passando pelas empresas, comunicação social, outros entidades públicas e privadas, entre outros. Na prática, as principais áreas de ação deste departamento podem sintetizar-se em 7 domínios fundamentais:

  1. Manutenção de um relacionamento saudável, profícuo e constante com os órgãos diretivos do futebol nacional. Cabe a este departamento manter um contacto constante e uma troca de informações institucional com os órgãos federativos, Liga de Clubes e, se for o caso, com os organismos de futebol internacional.
  2. Manutenção de boas relações com os outros clubes de futebol, promovendo ações que resultem em benefício mútuo, como por exemplo, a transferência de atletas ou a organização de jogos. Ao mesmo tempo esta função é essencial para manter uma imagem positiva ao nível do Fair-Play e de uma política de prática desportiva saudável.
  3. Manutenção de um bom relacionamento com a comunicação social, superintendendo as diversas formas de contacto com os jornalistas. Cabe-lhe organizar as conferências de imprensa assim como acompanhar todos os trabalhos jornalísticos que se debrucem sobre a vida do clube e proporcionar as melhores condições de trabalho aos jornalistas. Ao mesmo tempo, este relacionamento saudável deve proporcionar a abertura de vias de informação do clube à comunidade através dos respetivos órgãos de comunicação social.
  4. Estabelecimento de relações de simbiose com o tecido empresarial da região, proporcionando ações de intercâmbio ou patrocínios, assim como toda a gestão da publicidade. Este domínio é de importância capital para a vida do clube. Na sua dinâmica empresarial, as SAD’s dependem da participação de outras empresas nos seus investimentos, por exemplo ao nível da angariação de patrocínios, de contratos de publicidade fixa e nos equipamentos, de venda e negociação de ações, de obtenção de contratos de naming, de participação na aquisição de passes de atletas, etc. Por tudo isto, é fundamental que este departamento mantenha a melhor imagem possível do clube junto das empresas.
  5. Manutenção de um nível positivo e regular de comunicação com os associados, adeptos e comunidade em geral, sustentando uma informação credível e regular, que possibilite aos associados o acesso à vida interna do clube mas também impedindo que a má informação e o boato se instale entre os adeptos. Este departamento torna-se fundamental para a imagem do clube uma vez quem, na prática, ele é o elo principal de ligação entre a estrutura interna do clube e os seus adeptos.
  6. Todas as funções até aqui descritas determinam que esta secção envolva um objetivo muito importante: formar e manter uma imagem positiva e credível do clube, incrementando a sua credibilidade enquanto marca e serviço, criando um clima de confiança junto dos adeptos, dos investidores, das instituições governamentais, das pessoas que gostam de fazer apostas desportivas e dos órgãos de comunicação social.
  7. O departamento de relações públicas assume uma importância fundamental, também na gestão de conflitos e na prevenção de possíveis fenómenos de contrainformação; ou seja, este departamento é fundamental para transmitir uma imagem de coesão interna no clube, promovendo uma ideia de transparência e de correção nos atos públicos, na política fiscal, na gestão financeira e nos objetivos desportivos.

Tags: , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: