As principais vantagens e desvantagens em ter um jogador a treinar à experiência

Grande parte do sucesso de um clube de futebol corresponde à qualidade dos jogadores que se encontram no seu plantel. Mais complicado do que atingir este sucesso, será manter o mesmo durante um longo período de tempo. Em todo o caso, existem alguns jogadores que têm de passar por um “período de teste” antes de se afirmarem no interior de um grupo. Conheça as principais vantagens e desvantagens de ter um jogador nestas condições.

5 Vantagens em ter um jogador a treinar à experiência

1. Bom relacionamento dentro de campo

A principal vantagem em manter o mesmo grupo de jogadores (os que têm contrato profissional e os que estão à experiência) passa pelo relacionamento desenvolvido entre eles ao longo da temporada. Existem equipas cuja dificuldade em alinhar os jogadores dentro de campo é enorme.

2. Bom relacionamento fora do campo

Tão importante quanto conseguir fazer com que os jogadores saibam colocar em prática o esquema tático definido pela equipa técnica, é o bom relacionamento dos jogadores do plantel fora de campo. Todos devem ser amigos e todos devem lutar pelo objetivo que lhes é comum: a vitória.

3. Pouco investimento realizado

Quando se tem a treinar um jogador à experiência, é sinal de que o investimento realizado nesse jogador não foi considerável. Dessa forma, o clube não tem, praticamente, nada a perder, antes pelo contrário pode descobrir uma pérola a preços de saldo.

4. Sem períodos de adaptação

Com o mesmo grupo de jogadores não há necessidade de passar por um desgaste provocado por períodos extensos de adaptação. Assim, o jogador à experiência deve interiorizar desde logo os hábitos e os costumes de uma equipa de futebol.

5. O rendimento

Quando existe um jogador a treinar à experiência com um grupo formado, o rendimento do jogador poderá ser surpreendentemente positivo. Nesses casos, o clube acerta e cheio e daí retira dividendos únicos decorrentes da sua aposta.

5 Desvantagens em ter um jogador a treinar à experiência

1. Comodismo

Muitas vezes, o problema em não se realizarem alterações no seio de uma equipa de futebol seja o conformismo desenvolvido pelos jogadores. Se o mesmo plantel for mantido, sem que ninguém vá treinar à experiência, também será necessário criar uma estratégia para que todos se sintam motivados e ostentar um ritmo positivo.

2. Longos períodos de adaptação

Todos os jogadores recém-chegados passam por um período de adaptação. Este intervalo pode ser mais ou menos prolongado pois cada um reage de uma forma diferente. Isto pode acabar por comprometer todo o planeamento realizado pela comissão técnica, caso o jogador em questão demore a assimilar a filosofia de jogo necessária.

3. Desconfiança dos adeptos

Dependendo do desempenho da equipa, os adeptos podem demonstrar um certo receio, o que pode levar a uma reação negativa nos restantes. Consequentemente, a não substituição de jogadores abaixo da média pode causar desgaste entre a relação do clube com adeptos mais assíduos.

4. Lesões nos jogadores

O excesso da utilização dos mesmos jogadores em jogos de futebol pode levar a futuras lesões. Isto contribui para um prejuízo ao clube de futebol que terá de continuar a pagar salários sem contar com o benefício proporcionado pelo jogador.

5. Falta de renovação

Continuar com o mesmo grupo de jogadores por muito tempo pode vir a ser fatal para o rendimento do clube. Como em qualquer organização, é sempre recomendável arejar o ambiente com novas pessoas e novas ideias. Deve-se respeitar o ciclo de cada atleta dentro do clube, mas sem especificar datas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: