Como recuperar de uma desvantagem de um ou mais golos

Todos os amantes de futebol, que torcem para que o seu clube vença, conhecem a dificuldade de conseguir dar a volta a um jogo, estando perante um resultado desfavorável. Num jogo importante, ter um golo ou mais em desvantagem é preocupante e leva um adepto quase às lágrimas, mas o futebol é cheio de surpresas e reviravoltas. Levantemos então a hipótese de um clube em desvantagem: o que fazer, o que pensar, a quem ouvir, como reagir a ponto de virar o resultado a seu favor. O entrosamento na equipa, o talento individual e a personalidade do técnico são fatores importantes para conquistar o sucesso da partida.

O técnico como professor, chefe e mentor

A figura do técnico é muito importante nestes momentos, uma vez que é ele que irá conseguir mover a equipa para a frente, usando a sua posição de professor, chefe e mentor.

Esta credibilidade será fundamental para conseguir direcionar os jogadores através da sua força de vontade e determinação em vencer os jogos. Esta motivação além de ser essencial, uma rápida e inteligente reestruturação de ataque também se torna um fator importante, como usar os elementos de reserva para possíveis substituições deixando a equipa mais ofensiva.

Caso ainda esteja ao final do primeiro tempo, torna-se uma mais-valia e necessidade que o técnico faça um discurso em que aponte os erros da equipa, como resolvê-los e, ao mesmo tempo, motive a demanda pelo resultado esperado. Desta forma, valorizando e exaltando o talento individual do jogador, que nesta altura pode encontrar-se desanimado e inseguro, procura-se que este encontre uma motivação maior e consiga levar a fim jogadas positivais, tanto para a sua equipa como para um resultado final positivo.

O jogador e o talento individual

O jogador é uma figura que deve saber usar o seu talento sem perder o espírito de equipa. Afinal, uma equipa de futebol possui 11 jogadores, mas o resultado equivale à junção desses talentos, logo é importante saber jogar em equipa e não como um membro isolado. Num jogo que o resultado não corresponde conforme o esperado, nota-se algumas estrelas apagadas no meio do campo. Também é da responsabilidade do treinador fazer as suas apostas no aumento da credibilidade de cada jogador e fazê-lo acreditar em si próprio e nos restantes elementos que constituem a equipa. Nestas horas é como se o treinador tivesse o amplo trabalho de planear o ataque, demandar jogadores e cuidar para que cada um não sofra de um desequilíbrio emocional em pleno jogo, ou seja, sua função é ampla e muito importante, não podendo falhar em nenhum dos pontos.

O apoio dos adeptos enquanto 12° jogador

Outro aspeto que influencia muito o jogo, mas que foge do controlo da equipa e do técnico, é o apoio dos adeptos. Um apoio unido a favor do clube, em uníssono e inflamando o espírito de guerreiro dos jogadores, só tem a contribuir e conta como uma espécie de 12° jogador em campo. Afinal, o adepto genuíno é aquele que acompanha e grita pela sua equipa nos momentos difíceis, incentivando a sua equipa a vencer, independentemente do que está a acontecer. Por vezes este apoio mostra-se descontente e alguns fãs demonstram esse descontentamento de uma forma negativa, através de vaias, insultos, que de nada servirá a não ser desanimar os jogadores, que naquele momento precisam de apoio e força.

Nota-se então a elevada importância do técnico nestes casos de desvantagens a nível de golos a meio de um jogo. Ele é o centro de coesão e tenacidade da equipa, o elemento motivacional e estrutural que fará com que determinada equipa consiga unir forças, confiando e executando com perfeição um novo plano de ataque. Através destas táticas de dar a volta ao ânimo dos jogadores, conjugado com o talento individual de cada um, adicionado á motivação do “professor” é de esperar um aumento na performance da equipa e, consequentemente, um resultado positivo no fim da partida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: