A influência do futebol na sociedade atual

O futebol é muito mais do que um desporto, é toda uma indústria que está por detrás do jogo. Nenhuma outra modalidade no mundo é capaz de gerar um volume tão elevado de apostas desportivas e de receitas. Na sua base estão as multidões, atenções, expetativas e influências que o futebol movimenta.

O futebol e as suas áreas de influência

O facto de existirem milhões de adeptos, simpatizantes e praticantes à volta do futebol, faz com que esta modalidade desportiva tenha a influência que possui. No entanto, para conhecer as verdadeiras razões que motivam a influência do futebol na sociedade, é preciso recorrer a instrumentos e matérias tão complexas como a psicologia.

Identificação com um clube

A importância do futebol prende-se sobretudo com o simples facto dos seus adeptos se identificarem, de um modo muito profundo, com as equipas por quem são torcedores. Um adepto sente, de forma mais ou menos inconsciente, que a identificação com um clube é uma parte intrínseca da sua personalidade, uma característica que faz parte de si e o distingue dos demais.

Como resultado, poderá enfrentar a frustração, tristeza ou desânimo com a derrota da sua equipa. Por outro lado, quando o clube ganha, a euforia evidencia-se, como se algo tivesse sido acrescentado a si próprio. Naturalmente que a vitória ou a derrota de um clube pouco adiciona à vida do seu adepto. No entanto, é o processo de identificação com o clube que o faz assumir esse comportamento.

Identificação com a seleção

Esta identificação/pertença é mais notória em jogos entre países, uma vez que nestes casos, a identificação, além de ser mais profunda, é também mais coletiva. Assim se explica que, durante uma grande competição, a vitória de uma determinada seleção nacional, consiga provocar um grande entusiasmo e exaltação em toda a nação. Assim se compreende que as áreas de influência do futebol na sociedade possam ser tão vastas como o total do território de um país.

O futebol e as grandes quantias monetárias

Depois de ter percebido o processo de identificação, conseguirá entender as grandes somas monetárias que envolvem esta modalidade desportiva. A influência do futebol está intrinsecamente relacionada com o dinheiro que movimenta.

Um verdadeiro adepto marca presença no estádio para apoiar a sua equipa, mesmo que os preços dos bilhetes para assistir ao jogo sejam relativamente elevados. Ele admira os jogadores que dominam a modalidade e brilham no clube e faz questão de ter uma das suas camisolas. De modo a sentir-se mais perto do clube, torna-se sócio, passa a pagar uma quantia mensal para o efeito. Para conseguir assistir a todos os jogos e não perder informações do clube está também disposto a subscrever canais de televisão, revistas e outros elementos audiovisuais. Diferentes marcas, atentas aos métodos e plataformas mais eficazes de propaganda e publicidade, tornam-se patrocinadores dos clubes pagando-lhes grandes somas. O resultado final é o crescimento de uma verdadeira indústria. Um clube de grande dimensão equivale a uma empresa multinacional. Um grande jogador pode tornar-se um grande ativo, auferir ordenados elevados e ser transferido por somas milionárias.

O Campeonato do Mundo de Futebol de 2014

O Campeonato do Mundo de Futebol é uma competição internacional entre seleções nacionais que é organizada pela FIFA e que acontece de quatro em quatro anos. Surpreendentemente, consegue muitas vezes movimentar mais espetadores e multidões que os Jogos Olímpicos. A cidade que recebe um evento desta dimensão é cuidadosamente selecionada após candidatura e, em caso de eleição, ganha notoriedade mundial e uma nova onda de Turismo.

O ano de 2014 marcará a vigésima edição do evento e decorrerá em doze diferentes cidades do Brasil. Um total de trinta e dois países estará presente na prova. Os olhos do globo estarão naquele país, o que poderá constituir para este a oportunidade perfeita para mostrar o melhor de si. Algumas críticas foram levantadas pela eleição deste país. Houve quem pensasse que o Brasil não iria conseguir cumprir atempadamente todos os parâmetros necessários para a realização do evento. Mas, a verdade, é que as principais construções estão já quase concluídas e os inúmeros esforços para criar espaços mais modernos e seguros estão também no melhor caminho.

A importância do futebol

O futebol pode trazer mais-valias diretas para a sociedade. Para além de ser um espetáculo com capacidade para trazer magia, alegria e fazer sonhar, pode criar melhorias significativas para as condições de vida das populações. Quando um país recebe um evento futebolístico de grande importância, procura inovar e desenvolver as suas cidades. Constrói formas mais eficazes e modernas de movimentação e deslocação urbana, melhora edifícios e construções. Por outro lado, este desporto aproveita cada vez mais as atenções que reúne para ajudar causas sociais. Os vários jogos anuais que reúnem diferentes estrelas do futebol conseguem reunir fundos que são canalizados para instituições de caridade. Talvez o verdadeiro futebol seja este: o equilíbrio entre um bom espetáculo e uma boa causa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: