Dicas práticas para fazer parte de uma equipa de futebol

O mercado do futebol movimenta milhões de euros na compra e venda do passe dos jogadores e isso obriga a que os atletas tenham uma grande capacidade de adaptação a novas realidades. Atualmente, os atletas mais novos já são seguidos e pretendidos por alguns clubes de topo europeus e muitos deles acabam por embarcar nessa nova aventura, à procura do seu sonho. Na maioria das vezes, os jogadores de futebol formam-se nos clubes onde atuam e esperam pela oportunidade de jogarem num clube de outra dimensão e capacidade financeira. Conheça algumas dicas práticas para fazer parte de uma equipa de futebol e aprenda a adaptar-se rapidamente a um novo desafio.

A mudança de clube

Quando um jogador de futebol muda de clube, tudo acontece de uma maneira muito rápida, mas, é necessário que ele conquiste rapidamente o seu espaço para fazer parte da equipa. No início, as dificuldades são evidentes, pois poderão existir muitas barreiras físicas e psicológicas e as dificuldades de adaptação podem interferir na sua mudança. Muitos atletas mudam de cidade, ao passo que outros mudam de país e, nestes casos, as mudanças poderão ser ainda mais significativas.

Como se adaptar e fazer parte de uma equipa

Muitos jogadores mudam de equipa e conseguem adaptar-se a novas realidades sem problemas de maior, ao passo que outros não se conseguem adaptar e regressam ao seu país de origem.

Aspetos a ter em conta para fazer parte de uma equipa de futebol

Para fazer parte de uma equipa de futebol, é necessário ultrapassar as dificuldades seguintes:

  • Ter de ficar longe da família por um longo período de tempo
  • Habituar-se à alimentação local, pois, muitas vezes, tem de se alimentar fora de casa
  • Ultrapassar as barreiras linguísticas e ser compreendido
  • Adaptar-se ao clima, uma vez que muitos saem de uma região com clima tropical e vão jogar para um campeonato que se disputa a baixas temperaturas (por exemplo os jogadores brasileiros que atuam no campeonato russo)
  • Manter um bom relacionamento com técnico e colegas do clube
  • Ter de conquistar um espaço entre os que estão a lutar pela respetiva titularidade
  • Conseguir mostrar um bom futebol e as características pelas quais foi contratado
  • Conquistar os adeptos e a confiança do grupo

No entanto, independentemente das dificuldades sentidas, um jogador deverá ter a capacidade de driblar todas as contrariedades e assumir os seus desejos. A afirmação só é possível quando um jogador está disposto a enfrentar os seus medos, pois só assim é que ele conseguirá ficar mais forte. Saiba como ultrapassar algumas das dificuldades supracitadas para se adaptar de uma forma mais rápida e fazer parte de um grupo de trabalho.

  • Muitos jogadores viajam sozinhos, mas, assim que se encontram instalados, podem levar algum familiar para não se sentirem tão sozinhos e para não terem problemas de alimentação.
  • Para aprender a falar o idioma local, é uma questão de tempo e de prática. Se pretender, poderá contratar um explicador ou professor privado e ter algumas aulas de aprendizagem. Por outro lado, também poderá conviver com os outros jogadores, treinadores ou membros do staff técnico, pois assim conhecerá as expressões mais utilizadas no seio da equipa.
  • Quanto ao clima não ocorrem grandes mudanças que venham a incomodar a performance do jogador, a não ser que este esteja habituado a um clima com temperaturas tropicais e se mude para lugares com temperaturas muito baixas. Contudo, nestas situações, existem recursos, como estar bem agasalhado com roupa apropriada, casa com sistema de aquecimento próprio e muita atividade física, que certamente não irá faltar.
  • Os jogadores devem procurar conviver com os restantes jogadores, técnicos, diretores, staff técnico e tudo o que envolva o novo clube. É muito importante que um jogador se sinta bem-vindo para que a sua adaptação seja mais rápida.
  • Os jogadores devem procurar agradar nos treinos e nos jogos e ser assíduos e disciplinados em todas as ações.
  • Fazer com que o clube para o qual o jogador vá fique satisfeito com a sua entrega e rendimento, pois ao fazê-lo, terá a admiração da claque e da massa adepta.

Todos os atletas acreditam que estão a mudar para melhor, quer em termos financeiros ou em matéria de novas oportunidades. O mais importante é conseguir mostrar o seu futebol, o seu talento e conquistar rapidamente o seu espaço. Se isso se verificar a notoriedade pública que ele vai conquistar, vai permitir-lhe abrir muitas outras portas e desafios.

No mundo do futebol as dificuldades surgem mas só são ultrapassadas quando se tem a certeza de que a vitória é o objetivo de cada jogador. Lutar pela vitória é o que um jogador de futebol tem que fazer dentro e fora do campo a cada jogo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: