Como escolher uma bola de futebol

Sabia que se produzem mais de 40 milhões de bolas de futebol por ano? Com uma produção de tamanha dimensão é natural que nem todas as bolas sejam iguais. Variam os preços mas também as características e a qualidade. Por isso existem critérios que fazem com que apenas cerca de noventa fabricantes estejam licenciados pela FIFA para uma produção de bolas oficiais, perfeitas para qualquer tipo de piso, ocasião e competição. E você sabe quais são os critérios a ponderar na compra de uma bola de futebol? Conheça-os!

Critérios importantes para a escolha

Se está a pensar comprar uma bola para jogar futebol, seja para dar uns pontapés ou para uma utilização mais profissional, encontrará nas lojas dezenas e dezenas de opções. Por isso, é importante que tenha em mente alguns critérios que são considerados no fabrico e que podem ser verificados no momento da compra.

Segundo o conceito de qualidade da FIFA, uma bola de futebol apropriada deverá responder exatamente da mesma forma sempre que for batida. Para que isso aconteça, existem diversas questões que têm de ser testadas, verificadas e aprovadas. Quando as bolas são disponibilizadas ao consumidor, a maioria já passou por esses testes. No entanto, você deverá atentar aos resultados (que podem ser consultados) ou fazer os seus próprios testes.

Forma e Material

De acordo com as regras do futebol, a bola deve ser esférica e estar recoberta por um material devidamente apropriado, como o couro ou o poliuretano, que não apresente qualquer tipo de risco para os seus utilizadores. Os seus quatro elementos (câmara, gomos, cobertura e forro) devem estar “em sintonia” e todos eles feitos com materiais de qualidade para permitir um bom desempenho nos vários tipos de piso.

Tamanho

Em questões de tamanho, a bola deve atender a padrões muito bem definidos, regulamentados para não prejudicar o desempenho dos jogadores e para que não se sintam diferenças de jogo para jogo. Para isso, aquando do fabrico, as bolas são infladas com uma pressão específica e o seu raio é criteriosamente medido. Os modelos indicados pela FIFA são os que pesam entre 369 e 453 gramas, com uma circunferência não inferior a 68cm e não superior a 71cm.

Peso

O peso é justamente um dos fatores mais relevantes na escolha da bola. Naturalmente, uma bola demasiado leve é mais difícil de controlar, assim como uma bola que tenha peso em excesso obriga a um maior gasto de energia e potencia os riscos de lesões para os jogadores. Assim sendo, antes de serem comercializadas, o peso das bolas é testado por três vezes, a fim de conferir que está dentro dos limites regulados.

Repique

Esta situação está relacionada com a elasticidade da bola, ou por outras palavras, a capacidade de ela repicar quando um jogador a recebe com o peito ou a cabeça. Para garantir esta condição, durante os testes, as bolas são atiradas contra uma placa de metal de dois metros e devem repicar sempre de forma consistente.

Absorção

Muitos jogos de futebol acontecem debaixo de condições climatéricas menos adequadas, como frio intenso, neve e chuva. Por isso, é importante que a bola não tenha tendência a absorver a água. Uma bola perfeita deve flutuar e nunca afundar.

Pressão

Outra questão importante está relacionada com a pressão. É de extrema relevância que a bola se mantenha sempre com a mesma pressão ao longo da partida para, mais uma vez, não prejudicar o decorrer do jogo e o desempenho dos participantes. A FIFA entende que uma bola perfeita deve ser capaz de manter a mesma pressão durante 72h após ter sido enchida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: