Como ser um treinador de futebol

O Futebol é um desporto belíssimo. É um espetáculo que proporciona sonhos e desejos. Cria ansiedade e excitação. Faz com que apareça aquele “nervoso miudinho”! O Futebol é magia. É uma “religião” com uma massa adepta enorme.

Quem já não sonhou em calçar umas chuteiras, em pisar o verde relvado de um majestoso estádio, chutar o esférico, fazer um golo e comemorar com a equipa e com os adeptos? Quem não quis ser famoso? Ter dinheiro, fazendo o que mais se gosta? No entanto há quem sonhe de outra forma, ou seja, tenha outras perspetivas. Sim, há quem queira ser treinador. Há quem sinta e tenha a certeza de que pode comandar um grupo de homens, ser um verdadeiro líder. Sentar-se no banco, gritar com os jogadores, transmitir os seus ideais e as suas ideias. Gerir a pressão, estudar adversários, inventar novos lances, criar táticas inovadoras. É um sonho válido, é uma possibilidade. Mas para lá chegar há que ter em conta uma série de aspectos. Há que possuir determinadas e variadas aptidões.

As características de um treinador

Um treinador deve ser multifuncional, isto é, deve ser multifacetado. Motivador, estudioso, humano.

Motivador/Líder

Uma das grandes e mais importantes características ao nível dos grandes treinadores de Futebol (e de outros desportos coletivos). Motivar, mexer com a mente dos jogadores, está na base de muitos sucessos. Uma equipa motivada será capaz de vencer qualquer adversário. Já uma equipa destroçada em termos psicológicos será incapaz de exibir-se a um nível elevado.

Gestor

Gerir o clube (recursos, pessoas…) é também um ponto a favor.  Sabendo gerir, sabe-se organizar, planear.

Gerir a pressão

Um grande treinador nunca se deixará afetar pela pressão. Só assim os seus jogadores serão capazes de visualizar que existe realmente um líder, por quem estarão dispostos a fazer o que lhes for indicado.

Estudioso

Para se ser um bom treinador (ou pelo menos para ter a ambição de chegar ao topo) é necessário estudar. Estudar o jogo, o clube adversário, a sua forma de jogar, as peculiaridades dos seus jogadores. Num jogo tudo pode acontecer e, a melhor forma de evitar surpresas, será estudar com afinco todos os fatores que podem afetar uma partida.

Relação com a imprensa

Esta relação com a imprensa está obviamente mais relacionada com os treinadores de clubes mais mediáticos. Existem casos de sucesso ainda que com posições completamente distintas. Imagine-se o caso “Mourinho”, um “guerrilheiro” contra a imprensa, de forma a atrair todas as atenções para si próprio, criando relações amor/ódio com tudo e com todos. Em contraposto, existe por exemplo o caso “Guardiola”. Claramente existe uma espécie de amor platónico entre a imprensa e este treinador. Um verdadeiro gentleman nas conferências de imprensa. Claramente casos opostos mas com sucesso.

Treino físico

De forma a serem evitadas lesões e a gerir a condição física dos seus jogadores ao longo de uma época exaustiva, um treinador deve ter conhecimento suficiente da forma como se desenrola e desenvolve o treino físico de uma equipa.

Num clube de topo, estas funções estarão por norma entregues a profissionais da área (preparadores físicos) mas é preciso lembrar que nas equipas de escalões inferiores, é preciso gerir o “staff” de uma forma muito mais minuciosa devido a fatores financeiros. Assim, um treinador deverá estar ciente das atualizações sobre os mais diversos tipos de treinos físicos.

Treino tático

Já foi possível ouvir (e por várias vezes), que o jogo foi decidido porque o treinador alterou a tática da equipa.

Juntamente com o aspeto motivacional, este será uma das características mais importantes. Um treinador deverá ser capaz de analisar a sua equipa (e a equipa adversária), isto é, deve ser capaz de “ler” o jogo e tomar as decisões mais indicadas e acertadas nos tempos corretos.

Nutrição

Assim como se deve ter conhecimento em termos de treino físico e tático, também é importante saber proporcionar uma alimentação adequada à equipa. Evitam-se lesões e fadiga física (e até psicológica). É importante o treinador servir de exemplo e seguir a mesma dieta dos jogadores.

Se ser treinador é um sonho não desista. É possível lá chegar. Basta acreditar!

Tags: ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: