Quais os principais favoritos a vencer a liga dos Campeões 2012/2013

O futebol é um desporto de paixões que se destaca pela sua imprevisibilidade ao nível de resultados e de vencedores. Todos os jogadores, treinadores, adeptos, dirigentes, sonham ver a sua formação a disputar grandes jogos em grandes palcos e todos acreditam que, mais cedo ou mais tarde, a sua equipa vai levantar o troféu da Liga dos Campeões. Saiba quais são os principais favoritos a vencer a liga dos Campeões 2012/2013 e escolha a sua equipa predileta.

A Liga dos Campeões

A Liga dos Campeões, também conhecida como Champions League, é uma competição de categoria superior, onde apenas os melhores se destacam e saem vitoriosos. É uma competição para os mais duros devido à exigência das equipas que a compõe. No entanto existem surpresas e os fracos podem bater o pé aos favoritos, à semelhança do que fez o Chelsea na época passada.

Para a temporada 2012/2013 existem os favoritos e candidatos à vitória de sempre, como o Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, entre outros, e perfilam-se alguns outsiders, como a Juventus, o Paris Saint-Germain ou até mesmo o Manchester City. Mesmo estando ainda o mercado de transferências a decorrer, é possível apontar as equipas que serão (teoricamente) candidatas à vitória.

Os principais candidatos à vitória

Barcelona/ Real Madrid

O Barcelona e o Real Madrid são os grandes favoritos à conquista da Champions nos últimos anos. Na época 2011/12 foram surpreendidos nas meias-finais da competição, mas esta época estarão dispostos a entrar com tudo para atingir o objetivo supremo: a conquista do troféu. Por outro lado, é de realçar que nestas equipas alinham jogadores como Messi e Ronaldo e estes são capazes de fazer sonhar qualquer adepto.

Chelsea

O campeão em título tentará defender o trono dos outros “tubarões” europeus. Existe claramente uma remodelação do plantel (com tendência para rejuvenescer o mesmo) mas a qualidade mantém-se ou será até mesmo superior. Mantém-se o treinador (Roberto Di Matteo) e alguns dos veteranos da equipa. A estes juntam-se nomes como Eden Hazard, Oscar ou ainda Kevin de Bruyne. Com a filosofia imposta por Di Matteo esta será uma equipa difícil de bater.

Manchester United

O Manchester United é, talvez, a equipa mais mediática e com mais sucesso no mundo futebolístico. Em relação à Champions League basta dizer que nas últimas 5 finais, os red devils estiveram presentes em 3 delas! Mantém o 11 base, e conta nas suas fileiras com jogadores muito experientes, como Giggs, Scholes, Ferdinand, Vidic, Rooney, entre outros. Estará certamente entre os cabeças de cartaz e é um dos principais candidatos à vitória.

Manchester City

Uma das desilusões na Champions League da época passada, ao ficar pela fase de grupos. Tendo feito uma excelente campanha na Premier League (campeão após 44 anos de jejum) seria de esperar muito mais na maior competição de clubes do mundo. Porém, este ano, as coisas serão certamente diferentes. Existe uma maior estabilidade no clube, tanto ao nível diretivo como ao nível de balneário, pelo que a qualidade nas competições internacionais tenderá a aparecer. No entanto, a exigência também será maior e após todos os milhões gastos os adeptos irão começar a cobrar!

Paris Saint-Germain

Claramente a equipa mais “gastadora” neste mercado de transferências. Mais de 100 milhões de euros em contratações. Um dos novos ricos do Futebol mundial. Nomes como Zlatan Ibrahimovic, Thiago Silva, Ezequiel Lavezzi, Javier Pastore, Thiago Motta, Alex, fazem parte desde plantel. Nunca esquecendo também o homem à frente do leme, o treinador “Carletto” (Carlo Ancelotti) que não só venceu a Champions League como jogador mas também como treinador. Falta ainda um modelo de jogo definido e será necessário saber lidar com todos os egos presentes no balneário. Mas a qualidade está lá. Será que esta constelação de estrelas será capaz de rivalizar com as equipas que já têm nome nesta competição?

Bayern Munique

O Bayern Munique é a equipa alemã com mais história e sucesso na prova milionária. Já venceu a competição por 4 vezes, sendo que na época anterior perdeu a final frente ao Chelsea no Allianz Arena, ou seja, no seu próprio estádio. Este ano quererá certamente redimir-se e conta com um plantel de classe mundial para tentar atacar o troféu.

FC Porto

O FC Porto é o grande outsider desta lista. No entanto é o clube que conta com mais aparições na maior prova mundial de clubes. Após a saída de Villas-Boas do comando técnico da equipa, muitos pensaram que a maior parte dos jogadores iriam sair. No entanto, a verdade é que a equipa do FC Porto se mantém mantém (à exceção de Falcão) e com Hulk, James Rodriguez, Moutinho, Lucho e Maicon a formarem a espinha dorsal da equipa, e estando em forma, é uma equipa com potencial para causar muitas surpresas.

Juventus

A Juventus é outra equipa que tem um enorme sucesso na Champions, pois já a venceu por 2 ocasiões e foi 5 vezes vice-campeã. Após um intervalo de épocas sem vencer nada (em parte devido ao escândalo Calciocaos) a Vecchia Signora vem de uma temporada soberba, pois venceu a Serie A sem qualquer derrota. Manteve os principais jogadores e treinador e reforçou-se ainda mais. É claramente uma equipa a ter em conta.

AC Milan

Veremos como este AC Milan se irá reforçar com o dinheiro proveniente das vendas de Zlatan Ibrahimovic e Thiago Silva. Se contratar com a organização habitual, será capaz de competir pela conquista do troféu. E esta é uma equipa com história na competição – vencedora por 7 vezes e vice campeã por 4 vezes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: