5 seleções nacionais de futebol candidatas à vitória dos Jogos Olímpicos de 2012

Os Jogos Olímpicos de 2012 disputar-se-ão em Londres, Inglaterra, entre 27 de julho e 12 de agosto e uma das competições mais aguardadas destas olimpíadas é a do futebol masculino. São várias as seleções candidatas à vitória final, mas as 5 que mais se destacam e que têm mais possibilidades de se sagrarem campeãs olímpicas são as seguintes:

1. A seleção do Brasil

A seleção de futebol do Brasil dispensa apresentações, pois é sempre uma das candidatas principais à vitória neste tipo de eventos internacionais. Apesar de nunca ter conseguido conquistar o ouro olímpico na categoria de futebol masculino, apenas a prata em Los Angeles (1984) e Seul (1988) e o bronze em Atlanta (1996) e Pequim (2008), os comandados de Mano Menezes (treinador do Brasil) partem para a prova com grandes esperanças de a conquistar. A posição que a seleção brasileira ocupa no ranking da FIFA (11º) é desvalorizada por todos e isso não parece afetar o favoritismo que as casas de apostas, como a Betclic, Bwin e Unibet, atribuem à seleção brasileira, pois consideram-na a equipa que tem mais probabilidades de vencer as Olimpíadas. A seleção do Brasil encontra-se no grupo C e vai defrontar as seleções da Bielorrússia, Nova Zelândia e Egito.

2. A seleção de Espanha

A seleção de Espanha está em primeiro lugar no ranking da FIFA e, nos últimos anos, tem tido ótimas prestações desportivas em todas as competições de futebol internacionais. A prova disso mesmo é o facto da seleção principal de Espanha ser a atual campeã do mundo e bicampeã europeia. Em termos históricos, a seleção espanhola venceu as Olimpíadas em Barcelona (1992) e conquistou a medalha de prata em Sydney (2000) ao perder nas grandes penalidades frente à seleção dos Camarões. Atualmente, está inserida no grupo D ao lado da seleção do Japão, das Honduras e de Marrocos e é vista como uma das seleções mais fortes à conquista do cetro de campeões olímpicos.

3. A seleção da Grã-Bretanha

A Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte é o nome sobre o qual o Reino Unido compete nos Jogos Olímpicos. Nas Olimpíadas de Londres, eles ficaram no grupo A e vão defrontar as seleções do Uruguai, dos Emirados Árabes Unidos e do Senegal. As expetativas em torno da seleção estão muito elevadas, uma vez que eles partem com a missão de conquistar uma medalha olímpica. Nas edições anteriores, a Grã-Bretanha conquistou o ouro olímpico em Londres (1908) e em Estocolmo (1912). No ano de 1900, em Paris, a seleção da Grã-Bretanha também ousou conquistar a medalha de ouro, mas, nesta altura, a torneio era de exibição.

4. A seleção do Uruguai

Atualmente, a seleção do Uruguai está em terceiro lugar no ranking de seleções da FIFA e isso mostra as potencialidades e qualidades desta seleção. Ela está inserida no grupo A e terá como adversário direto na fase de grupos a seleção da Grã-Bretanha. No entanto, também deverá ter muita atenção com as seleções do Senegal e dos Emirados Árabes Unidos para não acabar por ser surpreendida. A seleção sul-americana parte para estas Olimpíadas com ambições legítimas e visa repetir a conquista da medalha de ouro conquistada Paris (1924) e em Amesterdão (1928).

5. A seleção da Suíça

A seleção da Suíça nunca conseguiu conquistar uma medalha olímpica na categoria de futebol masculino, mas isso não significa que não tenha hipóteses de conquistar o torneio. Os helvéticos encontram-se no grupo B e vão defrontar a seleção do México, da Coreia do Sul e do Gabão e se ultrapassarem com sucesso a fase de grupos, o sonho de vencer a competição poderá ficar cada vez mais real. Atualmente, os suíços ocupam a 21 ª posição no ranking de seleções da FIFA e reúnem um bom conjunto de jovens jogadores que estão dispostos a entrar na história dos Jogos Olímpicos e do seu país.

Estas são apenas algumas das seleções nacionais de futebol candidatas à vitória dos Jogos Olímpicos. Concorda com as seleções selecionadas? Considera que existe alguma outra seleção que poderá vencer a competição? Diga-nos os seus prognósticos e não se esqueça de registar os seus!

Tags:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: