Como defender um penálti

Muitas pessoas acreditam que no futebol a cobrança de um penálti é uma lotaria, que depende exclusivamente da sorte, mas não é bem assim que funciona. A cobrança e a defesa de um penálti exige tanto do marcador como do guarda-redes, na medida em que ambos precisam de realizar muitos treinos para estarem aptos a intervir na hora das decisões. Assim sendo, para defender um penálti, é necessário observar os pontos seguintes:

Estar bem posicionado na baliza

O guarda-redes deve posicionar-se no meio da baliza de modo a minimizar o campo de visão do marcador do penálti. Nestas situações, a baliza é sempre demasiado grande para quem defende e pequena demais para quem marca. No entanto, a missão do guarda-redes passa por adivinhar o lado para onde o marcador vai rematar. Normalmente, os guarda-redes seguem os seus sentidos e lançam-se para a esquerda ou para a direita, no entanto, na maioria das vezes, os marcadores rematam para o meio e muitas vezes à Panenka, que é quando a bola sobrevoa lentamente o guarda-redes e entra no meio da baliza.

Atentar para o facto do marcador ser destro ou canhoto

Um dos detalhes que alguns guarda-redes levam consideração é o fato do marcador ser destro ou canhoto. Na maioria das vezes, os jogadores canhotos cobram o penálti para o lado esquerdo do guarda-redes, mas isso não significa que seja uma regra geral. Já os jogadores destros tanto rematam para um lado como para outro. Uma das técnicas que o guarda-redes utiliza para confundir o marcador do penálti é quando se mexe para os lados sobre a linha de golo e dá aquele pequeno passo para a frente para estreitar o campo de visão do marcador. Ao fazê-lo, aumenta consideravelmente as suas probabilidades de defesa. O ideal é esperar até o último instante para tomar a decisão acerca do lado para onde se vai lançar.

Assistir a vídeos dos principais marcadores das equipas adversárias

Ainda antes de partir para a defesa de um penálti, o guarda-redes deve fazer o seu trabalho de casa e estudar os principais marcadores das equipas adversárias. Normalmente, os jogadores que marcam as grandes penalidades têm o hábito de as cobrar para o mesmo lado e se o guarda-redes já tiver conhecimento desse facto pode dar vantagem à sua equipa. Os especialistas na marcação das grandes penalidades têm um lado preferido para bater, um jeito particular de se posicionar diante da bola, o quadril direcionado para esquerda ou direita, o olhar fixo e cabe ao guarda-redes saber o que cada gesto poderá querer dizer.

Seguir a intuição

A cobrança e a defesa de uma penálti não é uma lotaria, o guarda-redes deverá ter intuição e táticas específicas para serem colocadas em prática na hora da defesa. Outro aspeto muito trabalhado pelos guarda-redes é a posição das pernas e dos pés. Estes devem estar bem esticados, pois assim se o penálti for cobrado para o meio da baliza, existem mais probabilidades dele ser defendido.

Todos esses detalhes são executados nos treinos diários da equipa para se ter mais confiança na hora da cobrança e da defesa. Os guarda-redes costumam ter o seu ritual na hora da cobrança das grandes penalidades e ficam muito concentrados, ao passo que outros procuram deixar o marcador nervoso ao falar todo o tipo de asneiras para o deixar desconcentrado e nervoso.
        

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: