A importância da alimentação para um jogador de futebol

Uma alimentação adequada é fundamental para o rendimento e para o sucesso desportivo de um jogador de futebol. Conheça a importância da alimentação para um jogador de futebol e saiba quais são os alimentos que ele deverá ingerir em dias de jogo.

A alimentação e o desporto

A alimentação de um desportista é muito importante para a sua saúde e, consequentemente, para o seu rendimento físico. O esforço exigido aos jogadores de futebol, em dias de jogo, é tão intenso que se torna fundamental implementar uma dieta equilibrada, capaz de lhe fornecer os nutrientes necessários para uma boa prestação em campo.

Qual a melhor dieta para um jogador de futebol

Uma dieta alimentar equilibrada, caracterizada pela qualidade, mas também pela variedade, permite a um jogador de futebol aumentar de forma significativa o seu rendimento, para além de evitar problemas de saúde. Todos os alimentos que constituem a roda dos alimentos devem fazer parte desta dieta:

Cereais e tubérculos

Este tipo de alimentos é importante, pois fornece a energia necessária para o desempenho físico exigido ao jogador de futebol. Destacam-se o pão, as massas, o arroz ou as batatas. Estes alimentos são fundamentais na dieta de um jogador de futebol.

Hortícolas e frutas

Fazem parte de qualquer dieta e são fundamentais para o bem estar físico geral, contribuindo para o bom funcionamento dos sistemas digestivo, circulatório e imunológico. Devem ser incluídos em todas as refeições.

Carne, pescado e ovos

Este grupo de alimentos é responsável pelo porte de proteínas de alto valor biológico e estas contribuem para a construção e reparação dos tecidos, músculos e também das células, para além de contribuírem para a produção de anticorpos, essenciais na luta contra doenças. Cada uma das refeições principais deve conter um alimento deste grupo.

Gorduras e óleos

Este tipo de alimentos é também importante, mas deve ser consumido em muito menor quantidade. Para além de fornecerem energia, estes alimentos contribuem para a absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Como são alimentos que implicam uma digestão mais demorada, devem ser consumidos com moderação.

Água

A água é fundamental para o bem estar físico do ser humano, tornando-se fundamental para o jogador de futebol, pois este perde muita água durante os jogos, devido às repetidas contrações musculares. Dependendo da intensidade do exercício, bem como do clima, um jogador de futebol poderá perder até 2 litros de água por hora, que deve repor.

Menus recomendados

Antes dos jogos

As refeições principais nunca devem ser feitas a poucas horas do jogo (pelo menos quatro horas antes de um jogo). Sugerem-se alimentos de fácil digestão, com poucas gorduras:

  • Arroz branco com frango grelhado, acompanhado de legumes;
  • Batata cozida com peixe grelhado ou cozido, acompanhado de feijão verde ou de uma salada.
  • Fruta ou doce como sobremesa

Se não houver a oportunidade de fazer uma refeição principal, o jogador pode fazer um lanche (até uma hora antes do jogo) que pode incluir fruta e sumos, pão com queijo ou carne, biscoitos, ou até umas barras de cereais.

Depois dos jogos

Depois de um jogo, o jogador necessita de repor a energia despendida, pelo que se recomenda a ingestão de leite ou iogurte, carnes magras ou queijos magros. Devem acompanhar esta pequena refeição com um sumo de frutas.

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